A Accional é líder na área de publicidade, impressão e comunicação visual destacando-se no mercado açoriano há mais de 30 anos.

A nossa essência

Missão
Elevar o nível de comunicação dos nossos clientes, entendendo os seus desafios e oferecendo soluções eficazes e inovadoras, de elevada qualidade e originalidade, com prontidão e eficiência.

Visão
Ser reconhecida pela sua criatividade, qualidade, inovação e eficiência, enquanto empresa regional de referência no âmbito da publicidade e comunicação empresarial, num quadro de ética, responsabilidade social e ambiental.

Os nossos valores

Qualidade
Profissionalismo
Transparência
Eficiência
Criatividade
Inovação
Paixão
Ética
Sustentabilidade

Porque somos os líderes na área da Publicidade, Impressão e Comunicação Visual nos Açores?

Rapidez

Blá Blá Blá

Conheça a nossa história

Continue a fazer scroll
1993

Fundação da Accional a 28 de Abril de 1993, à época sob a denominação social Accional – Acções, Promoções e Representações, Lda, pelo sócios João Arruda e João Soares. A sede era no Bairro da Misericórdia, n.º 38. A empresa funcionava num anexo nas traseiras de uma casa, carinhosamente apelidado de “Quintal das Couves”. Não havia produção própria, fazia-se venda “porta a porta” e os brindes eram encomendados já personalizados a fornecedores externos. O mobiliário era pouco e as ferramentas de trabalho um bloco de notas e uma máquina de escrever. Alguns meses depois, a empresa adquire um Macintosh LC.

1994

A Accional mudou de instalações para a Rua Eng.º José Cordeiro, n.º 7, na Calheta, ao lado de onde actualmente é o Restaurante Mané Cigano.

A Accional marcou presença na Feira Lar Campo e Mar.

1995

A Accional mudou de instalações para a Rua Morgado Botelho, n.º 1-A, em São Gonçalo, onde actualmente é a loja de roupa Celebrêxito.

A empresa começa a ter produção própria.

A impressão em serigrafia era assegurada com recurso a um carrossel manual, apoiada por um pequeno forno de cura; a estampagem utilizava transfer impresso a laser e também de recorte, com uma única prensa. A Accional também utilizava uma máquina de tampografia a uma cor e possuía um equipamento de pantografia, que é um processo que permite ler um stencil de texto e transferir o mesmo para um objecto de metal, à escala necessária.

2001

A Accional mudou de instalação para os Valados, ocupando os Lotes 15 e 16 da Rua António de Medeiros e Almeida.

2002

Foi adquirido um carrossel semiautomático para impressão em serigrafia de t-shirts, sacos e afins, e um forno maior, o que permitiu reduzir drasticamente os tempos de entrega, e bem ainda uma máquina de gravação e corte laser.

2003

A Accional deu o seu maior passo até então, adquirindo uma impressora de grande formato com 320 cm de boca e de grande produtividade, inédita nos Açores, que permitiu dar resposta em tempo recorde às solicitações dos clientes. Este equipamento impulsionou largamente o crescimento da Accional.

2004

Sempre trabalhando sobre o software Coreldraw em ambiente Windows, em 2004, a Accional adquiriu um eMac para dar resposta às incompatibilidades da altura entre as plataformas Windows e Macintosh, tendo também adquirido licenças Macromedia Freehand para ambas as plataformas de software.

Nesta altura também a Accional inicia a sua produção de bordados, com uma máquina de bordar de 6 cabeças, 12 cores cada, para responder à crescente procura.

2005

A Accional lança o seu novo logo e site, bem como disponibiliza o serviço inovador de transferência de ficheiros Portal Accional, onde os clientes podiam carregar ficheiros de maior dimensão, sem recorrer a envio de CDs pelo correio ou pessoalmente, como era comum na altura – o cliente recebia dados de acesso e carregava comodamente os ficheiros. Note-se que o Wetransfer e serviços similares que conhecemos hoje só chegariam em 2008.

Na mesma altura, a Accional tomou medidas para reduzir o impacto ambiental da sua actividade, adquirindo uma estação de pré-tratamento da água resultante da limpeza de quadros, ficando os químicos utilizados em filtros no equipamento, antes da água ser enviada para o sistema público de esgotos.

2006

A Accional adquire uma nova impressora a solventes da marca Mimaki, com maior produtividade e qualidade, bem como uma nova plotter de corte que permitiria finalmente fazer recorte de contorno em autocolantes impressos – antes deste equipamento, só executava cortes rectos ou recortes de contorno manuais, que além de demorar, não ficavam perfeitos.

Também por esta altura, a Accional aventurou-se - sendo mais uma vez pioneira nos Açores – na aquisição de uma impressora híbrida com cura UV, que permitiria a impressão directa nas placas, sem necessidade do vinil autocolante, aumentando a rapidez e a capacidade de resposta.

2009

A Accional adquire mais 4 armazéns nos Valados para expandir a sua operação.

Com esta expansão, veio muito mais espaço e a capacidade de produção aumentou significativamente com mais uma máquina de impressão digital de grande formato, mais um carrossel semiautomático, um forno adicional de maior capacidade que o existente, mais uma tampografia – desta vez de 5 cores, mais uma prensa para bonés e também uma outra máquina de estampar. Juntando aos equipamentos existentes, estas aquisições permitiram a Accional ter uma capacidade de resposta e produção sem paralelo nos Açores.

Em Agosto de 2009, deu-se ainda a expansão para a ilha Terceira, na altura para a Praia da Vitória. Nesta fase, era apenas um pequeno espaço de representação, sendo todo o material produzido em São Miguel.

A Accional ganha o prémio PME Líder.

2010

A Accional aumenta o seu leque de serviços adquirindo uma fresadora com uma mesa 250x150 cm e uma máquina dobradora de acrílicos, permitindo assim toda uma nova oferta em termos de recortes de placas, troféus, letras, etc.

A Accional ganha o prémio PME Excelência.

2011

A Accional ganha o prémio PME Líder.

2012

Em Junho de 2012, com o crescimento das relações comerciais na ilha Terceira, a Accional muda-se para um espaço maior, ainda na Praia da Vitória, já com alguma produção própria, graças a uma impressora solvente e uma plotter de corte.

A Accional ganha o prémio PME Líder.

2013

A Accional adquire uma Roland LEF-20, impressora Ultravioleta de alta definição, orientada para a produção de brindes, dando os primeiros passos para a personalização digital de brindes, com qualidade fotográfica.

Em Agosto de 2013, foi feita a mudança para as instalações actuais nas Bicas de Cabo Verde, em Angra do Heroísmo.

A Accional ganha o prémio PME Líder.

2014

A Accional ganha o prémio PME Líder.

2015

A Accional adquire uma nova impressora híbrida de 220 cm de boca, extremamente versátil e rápida, que permite expandir as possibilidades em termos de superfícies de impressão.

A Accional ganha o prémio PME Líder.

2017

Neste ano a Accional decide, mais uma vez, aumentar o leque de serviços oferecidos, desta vez para o mundo digital, com a criação do seu Departamento Web.

2019

Foi feito um investimento em equipamento de serigrafia circular, alargando a capacidade de personalização a peças cilíndricas, como copos e garrafas.

A Accional ganha o prémio Empresa Digital Açores - Prata.

2020

Alteração da denominação social de Accional – Acções, Promoções e Representações, Lda. para Accional – Publicidade e Comunicação Visual, Lda..

A Accional enfrenta a crise da COVID-19 com uma forte aposta na produção de barreiras acrílicas.

A Accional ganha o prémio Empresa Digital Açores - Ouro.

2021

Investimento numa nova fresadora para fazer face à enorme procura de barreiras em acrílico devido à COVID-19.

2022

Crescimento da equipa e das valências do Departamento Web.

2023

A Accional aposta na instalação de 96 painéis fotovoltaicos no seu telhado como medida de sustentabilidade ambiental.